política

Lula confirma pré-candidatura mesmo com fato 'indesejável'

Folhapress

Foto: FramePhoto (Folhapress)

Ao confirmar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula disse, em reunião das lideranças nacionais do PT nesta quinta-feira, que a campanha presidencial do partido tem que seguir mesmo que aconteça uma "coisa indesejável". No dia anterior, o petista teve sua condenação no caso do tríplex confirmada por unanimidade no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o que pode torná-lo inelegível. 

- Espero que essa candidatura não dependa do Lula. Essa candidatura só tem sentido se vocês forem capaz de fazê-la mesmo que aconteça uma coisa indesejável. É colocar o povo brasileiro em movimento - afirmou o ex-presidente. 

Lideranças santa-marienses avaliam a condenação de Lula

O desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo de Lula no tribunal, mencionou em seu voto que a prisão do ex-presidente poderá ser pedida assim que forem julgados os embargos de sua defesa. É o que determina a súmula 122 do tribunal: "Encerrada a jurisdição criminal de segundo grau, deve ter início a execução da pena imposta ao réu, independentemente da eventual interposição de recurso especial ou extraordinário". 

O rigor da sentença encurtou o cronograma projetado pelo PT para brigar pelo registro do nome de Lula na disputa pelo Planalto, mas o partido reitera a intenção de seguir com a candidatura dele. A presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), voltou a negar no encontro que o PT trabalhe com a possibilidade de um plano B. A sentença de Lula foi elevada pelo colegiado para 12 anos e um mês de prisão, pena que deve começar a ser cumprida assim que julgados todos os recursos na corte. Com isso, o ex-presidente -que lidera as pesquisas de intenção de voto- ficaria inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

ENTREGA DO PASSAPORTE

No início desta tarde, um advogado entrou com um pedido no TRF-4 para que Lula seja proibido de deixar o país e seja intimado a entregar o passaporte. A petição do advogado Rafael Costa Monteiro foi protocolada às 13h02min e juntada ao processo julgado nesta quarta em decisão unânime dos juízes da 8ª turma. De acordo com a assessoria de imprensa do TRF-4, não há previsão para que o presidente da turma, o juiz federal Leandro Paulsen, analise o pedido. 

Entidades empresariais de Santa Maria fazem ato a favor de justiça

O tesoureiro do PT, Emídio de Souza, já havia manifestado o receio de que o passaporte de Lula fosse apreendido por decisão judicial. Lula tem uma viagem internacional programada para esta sexta para participar de um debate na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, sobre ações de combate à fome. A agenda foi confirmada antes que o julgamento do recurso fosse marcado, mas aliados petistas têm recomendado o cancelamento para evitar desgaste.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria pretende realizar melhorias em 50 quilômetros de estradas do interior Anterior

Prefeitura de Santa Maria pretende realizar melhorias em 50 quilômetros de estradas do interior

Lideranças santa-marienses avaliam a condenação de Lula Próximo

Lideranças santa-marienses avaliam a condenação de Lula

Política